Este Blog fala de coisas aparentemente banais, mas que são tão importates que ninguém quer lhes dar a devida atenção porque seu ego pode se machucar feio em atitudes que condenam nos outros embora as pratiquem da mesma forma... Sei que alguns vão me odiar e outros vão me mandar procurar o que fazer... mas sei que pele menos uma pessoa estará me "ouvindo"! Seja Bem-Vindo!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Insuportável Leveza do Ser


Dizem que o livro de Milan Kundera teve o título adaptado no Brasil por uma questão que não entendi muito bem, mas que no original o livro seria traduzido como "A Insuportável Leveza do Ser" e não "A Insustentável Leveza do Ser". Se é verdade ou não, não sei e não tive tempo nem interesse de checar a veracidade do fato. Mas o que me chama a atenção nessa história toda que alguém que não lembro me contou é que realmente Ser ou Viver, se torna quase insuportável. E o pior é que a culpa é das próprias pessoas que preferem complicar que simplificar.
É difícil viver, sim, mas são os seres humanos que tornam essa arte dificultosa. Parando para pensar no nosso dia-a-dia, quantas coisas seria evitadas por um simples respirar fundo?
Quantas vidas seriam poupadas se motoristas esfomeados não sentissem repulsa a ter que requentar sua sopa no microondas? Venhamos e convenhamos, nos primórdios da humanidade não exitiam fornos de microondas e ninguém morreu por ter tomado uma sopa requentada nos velhos fogões de pedra.
Quantas vidas seriam poupadas se idiotas deixassem suas armas em casa para ir ao estádio de futebol?
Quantos relacionamentos familiares seriam poupados se pessoas idiotas não amassem mais os pseudo amigos e um copo de bebida do que a própria família?
Quanto estresse seria evitado se as pessoas realmente respeitassem o direito alheio?
A falta de consciencia coletiva é algo perturbador (para uns poucos infelizmente). Nesta semana estava eu no Joana Bezerra/Boa Viagem - o buzão que leva a galera pro metrô. Imensamente lotado, passou a ignorar as paradas subsequentes ao Pina, provocando xingamentos por parte dos que, como eu, esperaram quarenta minutos pelo dito cujo, e frouxos de riso por parte da maioria dos ocupantes do buzão. Agora eu me pergunto, o que fariam aqueles que estavam rindo se estivessem no lugar dos que esperaram quarenta minutos e perderam o ônibus?
Mas ninguém quer pensar no que os outros estão sentindo e é por isso que a humanidade caminha a passos tão torpes...
Enquanto a TV Globo e o SBT falam de cidadania, aplicam golpes emocionais nas pessoas, levando-as a acharem normal ser humilhadas em cadeia nacional e o pior: as pessoas apoiam esse tipo de atitude alimentando as audiências galopantes que enchem de reais os bolsos de Sílvio Santos e dos herdeiros do império de Roberto Marinho... e o pobre comendo cuscuz com ovo e torcendo pra mais uma eliminação do BBB...
Ô país de gente sem noção...
É complicado viver... É insuportável!

11 comentários:

  1. Caramba, tá bravo hein moço!
    Mas entendo, o trânsito nos deixa quase pulando como macacos de raiva.

    ResponderExcluir
  2. mas você ficou puto porque o busão não parou ou porque riram?

    pare de julgar os outros e faça o seu melhor, que com certeza vai ser mais feliz.

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Nao eh facil viver mesmo Sandro. Sempre que estou com esses pensamentos pela cabeça lembro dos professores que dao aula pelo interior, em lugares que nem mesmo tem um teto quanto mais material escolar. Mas mesmo assim eles seguem em frente.
    Existe muita gente decente por ai.

    ResponderExcluir
  4. ... deixa tentar denovo;

    Nos primordios da humanidade não existia ônibus.
    Simplifica;
    vai andando.
    ... Eu iria.

    acho que foi agora.
    Abração, e vamos em frente.
    ... andando.

    ResponderExcluir
  5. Palavras fortes, Sandrão. Geralmente, o trânsito de nossas avenidas e ruas torna-se uma parábola de nossas próprias vidas. E por isso, não deixa de ser uma forma de aprendizado... de extraírmos alguma lição boa dele.
    Neste seu caso, paciência, talvez.
    Abraços do amigo que te quer bem.

    ResponderExcluir
  6. Po**a, Sandrão,
    profundo mesmo! Põe desabafo nisso!

    Muy bueno!

    Abrrrrrrr.
    OPN!

    ResponderExcluir
  7. Fala, Sandro.
    Ótima iniciativa de criar o blogue e colocar pra fora tudo o que vc pensa e sente. Começou bravo, vamos ver como continua (rs)!
    Abraços do Bira

    ResponderExcluir
  8. Fala, Sandro!

    Parabéns pelo texto... botar pra fora o que nos indigna é sempre bom... Não se importe se vai ter alguém lendo ou não... apenas se sinta bem fazendo isso...

    Já estou acompanhando o blog, que venham mais bons textos...

    Ah, que venham as coisas boas também!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Salve, Sandro. Gostei desse espaço. Por mais que seja um espaço off topic só confirma a inquietude do seu espírito artístico. Sua reflexão me levou a refletir também. ...É estranho esse lance de que as pessoas de fora de uma cituação terem uma leitura totalmente diferente e o mais difícil nessa bagunça toda é perceber que o sofrimento possui características tragicômicas. No fundo acho que o brasileiro tem o talento de rir de si...o que pode ser bom por um lado...mas por outro pode fazer a gente pensar seriamente se esse país é ou não um país sério.
    Força Sempre!!!

    ResponderExcluir
  10. Grande Sandro,
    Meus parabéns pela tua excelente "crônica"! Eu gostei muito do que tu escreveste, sobre o "carácter" da nossa "Insuportável raça humana"... Vivemos numa turbulenta "Selva", onde impera a "Lei do mais forte"! Um verdadeiro "Salve-se quem puder!!". Esta é uma grande realidade, não só Brasileira, mas também Mundial...É o chamado, "Final dos Tempos"!! E, que "O Deus Todo Poderoso" se apiede de todos nós!!! Bueno, vou parar por aquí, porque estou ficando "apocalíptico" demais... Né hermano?!?
    Muito obrigado, por ter-me enviado a tua ótima crônica, espero poder receber outras mais!
    Sem mais para hoje, me despeço, mandando um baita dum "quebra-costelas" pra tí! Hasta la vista muchacho!!!
    Atenciosamente, Cid M.Marinho.










    "

    ResponderExcluir

Desce a Lenha!